SEROTONINA E DOPAMINA

Serotonina: o grande inibidor
A serotonina é sintetizada a partir de certos neurônios do aminoácido triptofano, que é responsável por uma pequena proporção de uma composição de proteína na dieta. Ela desempenha um papel importante na coagulação do sangue, o início do sono, a sensibilidade para a enxaqueca. É utilizado pelo cérebro para produzir um hormônio conhecido: a melatonina.
 
No cérebro, a serotonina influencia a atividade dos neurônios, reduzindo muitas vezes a sua taxa de disparo ou inibindo a ação de certos neurônios. Na região do “striatum” do cérebro, os neurônios serotoninérgicos inibem os neurônios dopaminérgicos, causando uma diminuição na circulação. Na medida em que a serotonina serve para inibir muitas regiões do cérebro, as mesmas áreas são “inibidas” quando existe pouca serotonina.
 
A destruição de regiões do cérebro densamente “povoada” por neurônios serotoninérgicos causam desinibição e refletem sobre o controle do comportamento: os impulsos de origem animal e o entendimento sobre quais sejam as consequências das ações tomadas pelo indivíduo. Ao administrar choques elétricos em um rato tentando conseguir comida, ele para depois de uma dúzia de tentativas. Mas quando se esgota a sua serotonina, apesar de 200 choques ele persiste. Camundongos e ratos costumam coexistir sem problemas em uma gaiola. Mas, se o nível de serotonina é alterado anormalmente para níveis muito baixos, esses mesmos ratos realizam um verdadeiro massacre contra os outros camundongos. A depleção de serotonina também provoca desinibição da atividade sexual.
 
Em humanos, os níveis anormalmente baixos de serotonina são geralmente associados com impulsividade, agressividade ou muita violenta. Este é particularmente o caso nas formas de suicídios violentos. Taxas muito baixas estão entre os criminosos que assassinam suas famílias. As substâncias que diminuem a serotonina tem um efeito desinibidor. A droga ecstasy aumenta a sociabilidade e as trocas destruindo terminações nervosas Serotoninérgicas.
 
Em resumo, a serotonina parece criar um terreno fértil para o comportamento cauteloso, atencioso, calmo e até mesmo inibida. Em contraste, os altos níveis de serotonina aparecem associados com baixa extroversão, impulsividade, irritabilidade, agressividade, ou em casos extremos, tendências suicidas.
 
Dopamina: o motor
A dopamina é um neurotransmissor sintetizado por certas células nervosas de tirosina, um aminoácido (componente proteico da dieta). Afeta o movimento muscular, o crescimento de tecido, o funcionamento do sistema imunológico. Está envolvido na secreção do hormônio do crescimento.
 
Redes cerebrais dopaminérgicos estão intimamente associados com o comportamento exploratório, a vigilância, a busca do prazer e evitação ativa de punição (luta ou fuga).
 
Em animais, lesões de áreas dopaminérgicas resultam em uma falta de interesse em estímulos ambientais e diminuição comportamento exploratório. No entanto, quando os locais de colocação de eletrodos e dopamina, permitem que o animal se auto estimule, sinta prazer e emoção, como exemplo, as cobaias de experiências podem esquecer de alimentar-se, por exemplo.
 
Nos homens, a diminuição da atividade dos neurônios dopaminérgicos em uma determinada região do cérebro (substancia negra na região do striatum) provoca uma diminuição no movimento espontâneo, rigidez muscular e tremores. Esta é a doença conhecida como Parkinson ou Mal de Parkinson.
 
Baixa atividade dopaminérgica encontrada em depressão do tipo melancolia caracteriza-se por uma diminuição da atividade motora, iniciativa e diminuição da motivação. Em contrapartida, as drogas como a heroína, cocaína e atividades sexuais ativam ativam alguns sistemas dopaminérgicos . Assim, drogas que aumentam a dopamina, tais como L- dopa ou anfetaminas também aumentam a agressão, atividade sexual e iniciativa.
 
Em resumo, a dopamina cria um campo favorável para “espaço” do prazer, emoções, alerta, desejo sexual, por outro lado, quando a síntese ou liberação de dopamina é prejudicada , surge a depressão, por exemplo.
 

Nenhum comentário: