Imposição de ideias
Há uma categoria bem conhecida de pessoas cuja "obra-prima" da literatura
mundial é "Como vencer um debate sem precisar ter razão," de Arthur
Schopenhauer.
O filósofo queria desmascarar os esquemas das argumentações falsas, mas
fanáticos, embusteiros, céticos e outros fundamentalistas gostaram do "lado
negro" da obra.
Agora, pessoas dessa estirpe parecem ter mais um ardil em sua luta eterna de
impor aos outros seus pontos de vista.
Cientistas do Canadá e da Nova Zelândia descobriram que o simples ato de
colocar uma imagem decorativa no ambiente aumenta a chance de que as pessoas
acreditem em afirmações, sejam estas verdadeiras ou não.
Convencimento visual
Os experimentos mostraram que as pessoas acreditam que as afirmações são
verdadeiras, não importando se elas realmente são verdadeiras, quando uma
fotografia decorativa aparece ao lado do argumento.
"Nós queríamos ver como o tipo de foto que as pessoas veem diariamente - do
tipo que ilustra matérias de jornal e TV, por exemplo - podem produzir
veracidade," disse Eryn Newman, da Universidade de Wellington, na Nova
Zelândia.
"Nós ficamos realmente surpresos com o que descobrimos," completou.
Em uma série de quatro experiências, Newman e seus colegas mostraram às
pessoas uma série de afirmações, tais como "O metal líquido dentro de um
termômetro é o magnésio", e perguntaram se as pessoas concordavam ou discordavam
se cada afirmação era verdadeira.
Em alguns casos, a alegação apareceu com uma fotografia decorativa que não
revelava se a afirmação era realmente verdadeira - tal como a foto de um
termômetro. Outras afirmações foram feitas sem a ilustração.
Uma imagem vale por uma mentira
O resultado é que, quando uma fotografia decorativa aparece com a alegação,
as pessoas são mais propensas a concordar que ela é verdadeira,
independentemente de sua veracidade.
Os resultados têm implicações importantes para situações nas quais as pessoas
se deparam com imagens, como na mídia ou na educação.
"Fotos ilustrativas captam a atenção das pessoas," disse Newman. "Nossa
pesquisa sugere que essas fotos podem ter consequências inesperadas, levando as
pessoas a aceitar a informação por causa de seus sentimentos, e não dos
fatos."
Apesar da alegação do pesquisador, o estudo não demonstra as conexões entre o
fenômeno detectado e os sentimentos - isso provavelmente irá exigir novos
estudos.
Fonte: Diário da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário